30.10.2015

O projecto de Cláudia Monteiro de Aguiar sobre Smart Port Cities aprovado pelo Parlamento e com nota máxima da Comissão Europeia

Aquando da aprovação do Orçamento Geral da União para 2016, na passada semana em Estrasburgo, a proposta apresentada pela Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar para os Portos da União recebeu luz verde e deverá ter início já no próximo ano. Com esta proposta a Deputada pretende colocar os Portos no centro do desenvolvimento das denominadas cidades inteligentes e “ não só tornar os portos e a área envolvente parte da cidade e seu desenvolvimento, como também criar uma rede entre as Cidades Porto, que colocará as ilhas e as cidades costeiras, como pontos fulcrais para o desenvolvimento deste projecto”.

Esta iniciativa apresentada pela Deputada Madeirense toma a forma de uma acção preparatória com a duração de 3 anos, que pretende criar uma rede Europeia de Cidades Porto Inteligentes. Após este período a Comissão Europeia decidirá torná-la num dos seguintes instrumentos: uma Política da União Europeia, um documento legislativo ou um Programa específico. A Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar mostra assim a sua satisfação por conseguir que a sua iniciativa tenha o aval das Instituições Europeias e sublinha ainda que “ farei os possíveis para dar seguimento à mesma.”

O conceito Smart Port Cities está ligado ao desenvolvimento e à implementação de cidades inteligentes. As cidades e os portos enfrentam semelhantes desafios e problemas, tais como a necessidade de redução de CO2 das embarcações e das operações portuárias, o desenvolvimento de ligações e a criação de sinergias entre o porto e a cidade, a utilização de energias renováveis e os melhoramentos para a eficiência energética, a aplicação da era digital nos portos e serviços, a necessidade de diálogo entre os gestores urbanos e portuários.

Para além disso, esta iniciativa é também uma oportunidade para que os Portos de Cruzeiros criem o diálogo necessário com a cidade, através da criação de produtos e serviços específicos destinados aos Turistas de cruzeiros.

A Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar acredita que esta sua iniciativa terá impacto na competitividade dos Portos da União e, em particular nos Portos Portugueses.

 

Sobre Cláudia Monteiro de Aguiar

Licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho e com uma Pós – Graduação em Comunicação e Marketing, Cláudia Monteiro de Aguiar é uma das mais jovens Eurodeputadas no Parlamento Europeu. Nascida no Funchal, a 8 de Abril de 1982, foi a escolhida pelo Partido Social Democrata para representar a Madeira, na Europa.

À escala nacional Cláudia M. Aguiar exerceu, desde Julho de 2011 até Maio de 2014, funções como deputada à Assembleia da República onde foi membro das comissões para os Assuntos Europeus e Economia, Obras públicas.

No Parlamento Europeu

Membro

  • Comissão dos Transportes e do Turismo TRAN
  • Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia D-TR

Membro Suplente

  • Comissão das Pescas PECH
  • Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil D-BR
  • Delegação para as relações com o Mercosul DMER
  • Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana DLAT