
Cláudia Monteiro de Aguiar relatora das Pescas nas RUP
A Eurodeputada do PSD foi nomeada relatora do PPE para analisar a situação da frota pesqueira nas Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, estando a trabalhar em parceria com a Secretaria Regional das Pescas para incluir as preocupações da Região Autónoma da Madeira na legislação que será produzida.
Este documento irá versar sobre toda a situação pesqueira que os pescadores madeirenses enfrentam assim como propor um conjunto de políticas públicas que visem melhorar a situação da actividade piscatória.
Segundo Cláudia Monteiro de Aguiar “fico muito orgulhosa por uma vez mais estar envolvida em mais um relatório que diz respeito directamente à melhoria do sector das Pescas nas Regiões Ultraperiféricas, pretendendo trabalhar em conjunto com o Governo Regional, o sector e com todos os pescadores na melhoria da sua actividade económica”.
Esta semana realizou-se a primeira reunião para discutir a estrutura do documento e apontar as principais necessidades que deverão ser abordadas no relatório, perspetivando-se um trabalho longo e conjunto entre os vários deputados envolvidos.
Infelizmente, o Partido Socialista Europeu preferiu escolher a Deputada alemã Ulrich Rodust como responsável do seu grupo político para as questões Ultraperiféricas em detrimento de escolher alguém oriundo de um país com esta tipologia de regiões como o fez o Partido Popular Europeu ou o Partido da Esquerda Europeia.
“Após os excelentes resultados da Auditoria realizada pelos inspectores da União Europeia ao sector das Pescas da Madeira, entendi convidar o Senhor Secretário Regional a ser orador numa audição que iremos realizar no Parlamento Europeu sobre as Pescas nas Regiões Ultraperiféicas. Temos de mostrar os casos de sucesso que existem e a Madeira destaca-se positivamente pela excelente implementação do fundo europeu das pescas” defendeu Cláudia Monteiro de Aguiar.
Durante a reunião realizada esta semana, a Deputada do PSD manifestou a intenção de convidar vários especialistas do sector das pescas, assim como pescadores a deslocarem-se a Bruxelas para discutirem com os legisladores europeus as melhores alternativas que deverão ser encontradas. Cláudia Monteiro de Aguiar desafiou ainda todos os relatores a trabalharem em conjunto e de forma positiva no relatório, por forma a ajudar os pescadores ultraperiféricos a gerarem mais riqueza ans comunidades locais.
Em causa, estará o financiamento à modernização da frota pesqueira que tanta preocupação de segurança causa aos pescadores ultraperiféricos, a possível criação de um sistema de compensação quando os pescadores são proibidos de saírem para alto mar devido ao mau tempo ou a negociação das quotas de pesca que devem ter em conta as especificidades das RUP.