10.06.2015

A Eurodeputada eleita pelo PSD celebra o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas junto dos cidadãos nacionais emigrados em Estrasburgo.

Segundo Cláudia Monteiro de Aguiar “entendo que é fundamental, e só assim faz sentido, celebrar o dia de Portugal junto dos portugueses que por variados motivos se encontram longe do nosso País. São eles que diariamente enobrecem Portugal, são eles os principais responsáveis por vivenciar e partilhar a nossa cultura, as nossas tradições, a nossa alma Lusa, com orgulho e saudade”.

O evento realizar-se-á na Associação Cultural Portuguesa de Estrasburgo a par das comemorações do 30° aniversário da adesão de Portugal à antiga Comunidade Económica Europeia, hoje designada simplesmente por União Europeia. São dois momentos de elevada importância, dois momentos singulares na nossa história e que ganha maior dimensão ao serem celebrados de forma conjunta. Faz ainda mais sentido que a data de hoje, seja celebrada, com a comunidade portuguesa sedeada numa das capitais europeias e com forte ligação ao projecto europeu.

“A adesão à União Europeia marcou uma viragem no nosso País. Foi um projecto de sucesso! Uma viragem no sentido de desenvolvimento económico e social, que permitiu uma melhoria substancial da qualidade de vida das populações. Em matéria de saúde, em matéria de educação, a aposta feita em infra estruturas permitiu o desenvolvimento do nosso País em pouco mais de 30 anos. Hoje ganhamos todos com a redução da distância territorial sentida face ao centro da União Europeia, hoje estamos a passos largos de não sermos considerados a cauda da europa mas com condições de nos apresentarmos como a porta de entrada para a Europa” salienta Cláudia Monteiro de Aguiar

No seguimento das actividades que o Presidente da República desenvolveu nos últimos dias em Lamego, a Deputada do PSD pretende reforçar a importância que os jovens assumem no futuro de Portugal e evidenciar as oportunidades de formação ou de emprego que a Europa disponibiliza.

Recorda-se que a União Europeia tem assumido uma posição cada vez mais activa na área da juventude, desenvolvendo políticas de mobilidade europeia ao nível da educação e do emprego como são os programas “Erasmus +” e “Garantia Jovem”.

Cláudia Monteiro de Aguiar apela assim aos jovens emigrantes para que aproveitem as oportunidades e que invistam as suas qualificações em projectos de empreendedorismo, em projectos de inovação. “No próximo ciclo de fundos europeus, Portugal pretende apoiar projectos de empreendedorismo apresentados pelas comunidades portuguesas, o que anteriormente não era possível. Serão 3.600 ideias de negócio que irão merecer financiamento nacional e que devem ser aproveitados.”

O evento é organizado pela Associação Cultural Portuguesa de Estrasburgo em parceria com a deputada madeirense, pretendendo-se reunir todos aqueles que se encontram distantes de Portugal, para comemorar o dia de Camões e das Comunidades Portuguesas.