
Cláudia Monteiro de Aguiar discute Turismo e Segurança na sede da Organização Mundial do Turismo (OMT)
22.01.2016
Cláudia Monteiro de Aguiar é a convidada de Taleb Rifai, Secretário-Geral da OMT, a Agência das Nações Unidas responsável pelo Turismo, com sede em Madrid, para uma reunião para debater a questão Turismo e Segurança. Esta primeira reunião tem como objectivo recolher contributos para a preparação de um Manual e Plano de Acção de resposta à insegurança e instabilidade mundiais, devida aos atentados terroristas, aos desastres naturais, que sucedem com mais frequência, e ás pandemias. Este Manual que identifica e analisa os impactos destas catástrofes no desenvolvimento do Turismo tem como principais destinatários os Destinos e as Autoridades Gestoras do Turismo.
Esta reunião de alto nível conta ainda com a presença de 86 Delegações dos Estados-Membros, parte das Nações Unidas, e respectivos Ministros do Turismo.
Na sua intervenção a Eurodeputada do PSD afirma que “ todos os Destinos devem ter na sua estratégia de desenvolvimento um Plano de Gestão de Crises, porque nada nem ninguém está imune a uma catástrofe natural ou provocada pelo Homem” destacando “ que minimizar os efeitos da mesma e recuperar a imagemdo Destino só é possível caso os Destinos tenham um conjunto de instrumentos ao seu dispor, nomeadamente um Grupo de Resposta Rápida de Gestão de Crises, um Manual sobre como agir durante e pós-catástrofe e uma colaboração estreita e permanente com todas as entidades que desenvolvem o seu trabalho na protecção civil”. Numa altura em que a Europa continua em alerta máximo para o Terrorismo, Cláudia Monteiro de Aguiar sublinha que “ este Plano deve incluir ainda um Manual de apoio ao Turista, que deve ser informado sobre a melhor forma de agir em situações deste tipo”.
O programa da Deputada conta ainda com uma visita a uma das maiores Feiras Europeias do Turismo, a FITUR, que esta a realizar-se na mesma cidade, seguido de um encontro com a equipa da OMT, para discutir futuras iniciativas.