Encontro-diálogo com os cidadãos foi no dia 26 de outubro, no Museu da Eletricidade

 

Cláudia Monteiro de Aguiar é foi uma das oradoras convidadas do Encontro-Diálogo com os cidadãos que aconteceu para debater ‘‘Que Europa queremos para o futuro?’, numa altura em que as eleições europeias já estão no horizonte. 

A Eurodeputada madeirense juntou-se à Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, à Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço e à representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves. As quatro convidadas, que representam Portugal na Europa, reuniram-se no Museu da Eletricidade – Casa da Luz, no Funchal.

No debate é organizado pela Comissão Europeia e pelo Centro de Informação Europe Direct da Madeira em parceria com o Governo Português no quadro da iniciativa ‘Encontros-Diálogos com os cidadãos’, foram debatidos grandes temas da atualidade europeia, como o Brexit, o crescimento dos partidos populistas, entre outros assuntos, tendo havido também um espaço dedicado a responder às perguntas da plateia.

Para a Eurodeputada, este tipo de iniciativas é importante pois permite dar voz aos cidadãos, ao mesmo tempo que se identifica as suas principais preocupações. “A Europa está em constante transformação e este é o tempo de traçar o futuro da União, pensando já na possibilidade de uma Europa a 27, sem o Reino Unido, algo que deixa em aberto vários cenários e que obriga a tomar decisões cruciais sobre a sua configuração. É importante debater esta nova Europa. Nós estamos em Bruxelas para as pessoas e pelas pessoas e por isso é essencial criar espaços onde os cidadãos se sintam ouvidos”, referiu Cláudia Monteiro de Aguiar.