05.11.2015

A Eurodeputada do PSD é uma das principais oradoras convidadas

Realiza-se hoje na cidade de Haia, na Holanda, a Assembleia Anual da Associação Europeia para os Hotéis, Restaurantes e Cafés que tem como convidados especiais figuras influentes no sector do Turismo. Entre os convidados, consta o Secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, a agência especializada das Nações Unidas, principal organização internacional de âmbito turístico.

A Eurodeputada foi convidada pelo papel que desempenhou como relatora do Partido Popular Europeu do relatório Novos Desafios e Conceitos para a promoção do Turismo na Europa, aprovado por uma larga maioria no Parlamento Europeu a semana passada, e pelos dois pareceres que acompanha sobre a Revisão da Política dos Vistos.

Na sua intervenção em Haia Cláudia Monteiro de Aguiar sublinha “ a importância deste documento que identifica alguns dos desafios e das oportunidades que o sector enfrenta” destacando também “ que várias propostas apresentadas já receberam luz verde da Comissão Europeia”. Para a Deputada Madeirense do PSD “ é preciso agora criar um Plano de Acção com as prioridades enumeradas neste relatório, para sabermos para onde canalizar as nossas acções e financiamento existente para o sector do Turismo.” A Deputada irá apresentar esta proposta à Comissária responsável pelo sector.

Dois dos temas mais debatidos foram a necessidade de melhorar as qualificações e as competências do sector e a Sharing-Economy. A Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar desafia “ a indústria a criar o seu próprio programa Erasmus+ Turismo, para os trabalhadores e empresários “ porque a competitividade do sector baseia-se essencialmente na qualidade dos recursos humanos. ”

Sobre a Sharing-Economy a Deputada acredita na necessidade de criar uma Agenda e de avaliar os verdadeiros impactos para a Economia destas plataformas, tal como está plasmado no relatório sobre o Turismo “ porque é preciso adaptar a natureza dos nossos negócios à revolução tecnológica e digital e às escolhas dos viajantes. Temos que ter soluções proporcionais e não discriminatórias, para que estes novos modelos de negócio possam coexistir com a indústria tradicional.”

Veja aqui o relatório: Novos Desafios e Conceitos para a Promoção do Turismo

 

Sobre Cláudia Monteiro de Aguiar

Licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho e com uma Pós – Graduação em Comunicação e Marketing, Cláudia Monteiro de Aguiar é uma das mais jovens Eurodeputadas no Parlamento Europeu. Nascida no Funchal, a 8 de Abril de 1982, foi a escolhida pelo Partido Social Democrata para representar a Madeira, na Europa.

À escala nacional Cláudia M. Aguiar exerceu, desde Julho de 2011 até Maio de 2014, funções como deputada à Assembleia da República onde foi membro das comissões para os Assuntos Europeus e Economia, Obras públicas.

No Parlamento Europeu

Membro

  • Comissão dos Transportes e do Turismo TRAN
  • Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia D-TR

Membro Suplente

  • Comissão das Pescas PECH
  • Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil D-BR
  • Delegação para as relações com o Mercosul DMER
  • Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana DLAT