14.12.2015

A Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar lançou, em parceria com o Centro de Informação Europe Direct Madeira (CIED Madeira), o concurso escolar “30 anos de integração de Portugal na UE”, lançado no âmbito das celebrações dos 30 anos da entrada oficial de Portugal na União Europeia (UE).

A apresentação do Concurso Escolar realizou-se na passada sexta-feira, na Escola Secundária Jaime Moniz, tendo como anfitrião o Dr. Jorge Moreira, Diretor da Escola, e perante cerca de 100 alunos daquela instituição e docentes dos Clubes Europeus de vários estabelecimentos de ensino da Região Autónoma da Madeira.

O concurso escolar “30 anos de integração de Portugal na UE” é dirigido aos alunos que frequentam qualquer modalidade de ensino nas escolas do Ensino Secundário e Profissionais (público e privado)  da Região Autónoma da Madeira, tendo como idade mínima os 15 anos de idade, não havendo limites à idade máxima.

O concurso decorrerá desde o passado dia 11 de dezembro até ao dia 20 de abril de 2016 e consiste na realização de três projetos nas áreas da fotografia, pintura e vídeo que deverão ser inspirados na temática geral do concurso – 30 anos de integração de Portugal na UE.

 Segundo a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar “O concurso visa promover e reforçar o sentido de pertença à União Europeia, aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre os assuntos europeus e consciencializar os jovens sobre a importância de uma cidadania europeia cada vez mais ativa.”

 O Regulamento do Concurso foi explicado pelo Dr. Marco Teles, do Centro de Informação Europe Direct Madeira (CIED Madeira), parceiro na organização do concurso escolar:

  • As equipas terão de ser obrigatoriamente constituídas por 4 alunos do mesmo estabelecimento de ensino, independentemente da turma ou ano de escolaridade que frequentam, a que se junta o 5º elemento que será o coordenador da equipa (docente). Os alunos apenas poderão participar por uma equipa, enquanto o coordenador (docente) poderá participar em mais do que uma equipa.
  • O prémio será uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica), às três equipas que, no somatório das atividades, obtiverem a melhor classificação.

Para mais informações e para inscrições consultar o site do CIED Madeira: http://europedirect.aigmadeira.com