A SME Europe, é a Associação Europeia representante de Pequenas e Médias Empresas na Europa. Tem como objetivo facilitar a criação de um ambiente empresarial favorável às PME e startups na União. O Grupo do Partido Popular Europeu lançou o mote aos Deputados no Parlamento Europeu para nomearam empresas dos seus Estados-Membros para os Prémios PME – SME Star Awards.

São oito as categorias, nomeadamente, Prémios para a PME Internacional, Regional, Família, Startup, Ambiente, Agricultura, Inovação e Vizinhança. No final, entre as vencedoras das categorias será elegida a melhor PME. 

 

Cláudia Monteiro de Aguiar, Vice-Presidente da SME Europe e Presidente do Grupo de Trabalho do Turismo considera esta iniciativa “uma oportunidade interessante, sobretudo para as pequenas empresas portuguesas verem o seu trabalho reconhecido e partilhado na União Europeia. É uma forma simbólica de apoiar estas empresas na troca de contactos entre outras empresas europeias que têm em comum os mesmos desafios de início de negócio e que beneficiaram do apoio da União”.

 

As cinco empresas nomeadas pela Deputada do PSD Cláudia Monteiro de Aguiar foram a nível Regional a UBQ Madeira, na área da nanotecnologia, Madebiotech, na área da biotecnologia azul, Walkme mobile solutions, na criação de aplicações, mas também a nível nacional, a DNA Trustag, na área da nanotecnologia, e a Addinnovation, da área agrícola. 

 

A cerimónia de entrega dos prémios será a 18 de outubro em Bruxelas, no Parlamento Europeu, com a presença de mais de 100 PME dos 28 Estados-Membros. A cerimónia contará com a abertura do Vice-Presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, e com o Presidente do Grupo do Partido Popular Europeu, Manfred Weber.

As empresas vencedoras serão convidadas para a cerimónia de entrega dos Prémios.