IV Cimeira da Confederação Turismo Português teve painel com maiores representantes Turismo Europeu

No passado dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a Eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar, moderou o único painel centrado em políticas europeias da IV Cimeira do Turismo Português, organizada pela Confederação do Turismo Português. Na cimeira participaram ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, António Costa e o Comissário Europeu Carlos Moedas, entre outros elementos do atual Governo, autarquias e comunicação social.

O painel “Afirmação do Turismo no Espaço Europeu” contou com a participação de Eduardo Santander, CEO da Comissão Europeia do Turismo, Tim Fairhurst, Secretário-geral da Associação Europeia de Turismo, e Christian Gsodam, Assessor da Presidência do Conselho da União Europeia.

Para Cláudia Monteiro de Aguiar, “é essencial debater o turismo enquanto política europeia, mais enquadrada orçamentalmente e mais estruturada politicamente em toda a União, com ganhos de potencial gerais. Afinal de contas, vivemos num espaço económico comum, com liberdades de circulação consagradas pelos Tratados”.

Segundo a Eurodeputada, “é preciso não esquecer que o turismo é a terceira maior atividade económica da UE, que representa uma importante fonte de crescimento económico, desenvolvimento regional e emprego”. 

A importância de uma confederação de turismo a nível europeu, que reúna as várias organizações cúpula de turismo a nível nacional dos Estados Membros, a necessidade de financiamento específico para a indústria, orientado para colmatar lacunas particulares, como as competências digitais ou linguísticas, sobretudo para as PME, ou uma maior intervenção nas políticas públicas e de desenvolvimento do Turismo a nível da União, como o igual acesso aos serviços de mobilidade, ao alojamento local ou a níveis semelhantes de proteção, como por exemplo na dimensão das malas permitidas pelas companhias áreas, foram das temáticas abordadas pela Eurodeputada Madeirense enquanto moderadora do painel.

A IV Cimeira do Turismo Português, promovida pela CTP, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, sob o lema “O Turismo Primeiro – Sucessos do presente. Desafios de amanhã”, assentou na consolidação do Turismo como atividade essencial à economia nacional e levou a debate aspetos como o valor da “marca Portugal”, a afirmação do Turismo no espaço europeu, a gestão dos destinos turísticos e a urgência de um novo aeroporto para Lisboa.