08.04.2016

Deputada Madeirense oradora na Conferência “Atrair Investimento para o Turismo”

A Conferência de Alto Nível “Atrair Investimento para o Turismo “, em Bruxelas, contou com a participação de três Comissárias Europeias, Elzibieta Bienkowska, responsável pelo Turismo, Marianne Thyssen, com a pasta do Emprego, Assuntos Sociais, Mobilidade Laboral e Competências, e Corina Cretu, responsável pelo Desenvolvimento Regional, e dos Ministros do Turismo de Malta e da Bulgária.
A Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar marcou também presença, como uma das oradoras no Painel sobre as “Oportunidades de Financiamento para investir no capital Humano” onde destacou “que o Destino Europa só será distinto dos seus concorrentes se oferecer serviços de qualidade. A Deputada acredita que para isso é preciso juntar forças e apela “à Indústria que crie um Erasmus para o Turismo para os empregados, mas também os empregadores, que combata em, simultâneo, a precariedade no sector, muito ligada à sazonalidade do mesmo.”
Para a Deputada Madeirense esta não é uma ideia nova “ até porque as grandes cadeias hoteleiras já o fazem, “ mas acredita que “ a criação desta plataforma irá criar oportunidades de mobilidade para as PMEs que representam 90% do tecido empresarial da União”. Sublinha ainda que é é necessário uma “Aliança entre os diferentes agentes, nomeadamente as Universidades, os Politécnicos a Indústria” afirma a Eurodeputada.
Cláudia Monteiro de Aguiar afirma que é urgente “ fazer uma aposta clara na formação de base e vocacional no sector do Turismo” destacando “ que o Turismo é das Indústrias que mais requer um Curriculum Vitae diversificado, abrangente e evolutivo. Competências nas novas tecnologias da informação e comunicação, no conhecimento de idiomas, mas também nas relações interpessoais como saber a gastronomia adequada, hábitos e cultura, horários.”