16.06.2015

A Eurodeputada Madeirense apresenta um conjunto de medidas para reforçar o crescimento do sector Turístico

Realizou-se na Comissão dos Transportes e Turismo, na qual a Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar é membro efectivo, o primeiro debate sobre o relatório de iniciativa que a Eurodeputada tem a seu cargo: Novos Desafios e Conceitos para a promoção do Turismo no Parlamento Europeu. Relatora-sombra do Grupo do Partido Popular Europeu, a Deputada apresentou um conjunto de medidas que considera “essenciais para a criação de uma verdadeira Comunidade de Conhecimento e Inovação num sector que continua a crescer e a gerar emprego, mesmo perante vários condicionalismos económicos”.

Na sua intervenção a Deputada do PSD lamenta que não haja uma referência ao Turismo Costeiro e Marítimo uma vez que os números confirmam que “ na União este segmento emprega mais de 3,2 milhões de pessoas, gerando um total de 183 mil milhões € em valor acrescentado bruto, representando mais de um terço da economia marítima, com efeitos directos e indirectos em outros sectores da economia.” A Deputada considera por isso essencial “ criar um Plano de Acção com metas e calendarização precisas.”

Cláudia Monteiro de Aguiar acredita que esta estratégia deve ser feita por todos os representantes e, por isso, apela a que a Comissão organize um Seminário Anual entre as Regiões Costeiras e Marítimas, onde seja possível a partilha das melhores práticas e um diálogo europeu, para encontrar respostas aos desafios que são comuns a estas mesmas Regiões.”

Outra das medidas propostas pela Deputada é o envolvimento do sector privado no financiamento de programas de Estágios e Formação Profissional no Turismo, sobretudo para os jovens, em particular na época baixa, bem como na promoção do Destino Europa junto aos Países Terceiros. Cláudia Monteiro de Aguiar acredita “ que o envolvimento dos agentes na criação e na execução das iniciativas só trará benefícios ao sector. Nas políticas e programas de interesse para todos devemos envolver o sector privado, como já acontece noutras Regiões do Mundo.”

A Deputada abordou ainda a questão da conectividade das Regiões Ultraperiféricas, a necessidade de uma inventariação das valências e infra-estruturas portuárias e náuticas existentes na União, a criação de uma rubrica para o Turismo no próximo orçamento plurianual e a tradução do guia de apoio ao financiamento para as Micro e Pequenas e Médias Empresas nos 24 idiomas da União.

 

Sobre Cláudia Monteiro de Aguiar

Licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho e com uma Pós – Graduação em Comunicação e Marketing, Cláudia Monteiro de Aguiar é uma das mais jovens Eurodeputadas no Parlamento Europeu. Nascida no Funchal, a 8 de Abril de 1982, foi a escolhida pelo Partido Social Democrata para representar a Madeira, na Europa.

À escala nacional Cláudia M. Aguiar exerceu, desde Julho de 2011 até Maio de 2014, funções como deputada à Assembleia da República onde foi membro das comissões para os Assuntos Europeus e Economia, Obras públicas.

No Parlamento Europeu

Membro

  • Comissão dos Transportes e do Turismo TRAN
  • Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia D-TR

Membro Suplente

  • Comissão das Pescas PECH
  • Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil D-BR
  • Delegação para as relações com o Mercosul DMER
  • Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana DLAT