11.11.2015

Eurodeputada, Cláudia Monteiro de Aguiar acredita que Portugal tem bons projectos para apresentar e pode contribuir para alavancar a economia portuguesa.

A Comissão Europeia acaba de lançar o segundo convite para a apresentação de propostas, no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa, para projectos na área dos Transportes, com um orçamento total de 7.6 mil milhões de Euros. Para os Países da Coesão (onde Portugal esta inserido com a Bulgária, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, República Checa e Roménia) está reservado um bolo no total de 6,5 mil milhões de Euros do envelope do Fundo de Coesão.

Para a Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar, membro efectivo na Comissão dos Transportes e Turismo (TRAN), “ esta é uma oportunidade que Portugal não pode perder e desafio os diversos promotores a apresentar projectos inovadores na área dos Transportes. “Há imensos projectos que podem ser financiados como por exemplo na área dos sistemas de transporte inteligentes e sistemas de gestão do tráfego para a ferrovia, em inovação nos segmentos de transporte aéreo e as vias navegáveis” reforçando ainda a “importância deste financiamento para projectos que permitam reduzir as disparidades regionais e a oportunidade para alavancar a economia Portuguesa.”

As candidaturas devem ser entregues até ao dia 16 de Fevereiro de 2016. Esta semana, no dia 13 de Novembro, a Comissão Europeia organiza em Bruxelas um dia Informativo para responder a questões técnicas no processo de candidatura. Existe também um portal de apoio permanente às candidaturas – www.eib.org/eiah – para que as propostas apresentadas cumpram os requisitos e critérios pedidos. Os resultados dos convites à apresentação de propostas serão publicados o final do mês de Junho do próximo ano.

Caso o dinheiro disponibilizado não seja alocado na totalidade em projectos nos Países da Coesão, a Comissão Europeia comprometeu-se, em declarações na Comissão TRAN, a abrir um terceiro convite para a apresentação de novas candidaturas.

A primeira lista de projectos foi aprovada em Junho deste ano, contando com um conjunto de 276 projectos, estando agora a decorrer a fase de implementação.

Sobre Cláudia Monteiro de Aguiar

Licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho e com uma Pós – Graduação em Comunicação e Marketing, Cláudia Monteiro de Aguiar é uma das mais jovens Eurodeputadas no Parlamento Europeu. Nascida no Funchal, a 8 de Abril de 1982, foi a escolhida pelo Partido Social Democrata para representar a Madeira, na Europa.

À escala nacional Cláudia M. Aguiar exerceu, desde Julho de 2011 até Maio de 2014, funções como deputada à Assembleia da República onde foi membro das comissões para os Assuntos Europeus e Economia, Obras públicas.

No Parlamento Europeu

Membro

  • Comissão dos Transportes e do Turismo TRAN
  • Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia D-TR

Membro Suplente

  • Comissão das Pescas PECH
  • Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil D-BR
  • Delegação para as relações com o Mercosul DMER
  • Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana DLAT