04.06.2015

A Comissão Europeia adotou hoje um novo programa de cooperação (“Interreg”) entre a Espanha e Portugal (Madeira, Canárias e Açores) e Cabo Verde, Mauritânia e Senegal, no valor de mais de €110.600.000 do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Iniciativas transfronteiriças para proteger o frágil ambiente impulsionador do turismo, o crescimento económico, pesquisa e desenvolvimento, vai estar no centro do programa. O orçamento total ascende a € 130 milhões, com financiamento nacional incluído.

O programa promoverá uma melhor integração das capacidades de investigação e de desenvolvimento nos vários lados da fronteira marítima para explorar plenamente o potencial económico da região. Ao mesmo tempo, irá abordar os desafios ligados às alterações climáticas, em particular, com uma abordagem da gestão de risco global com todas as partes interessadas. As ações nestas duas principais prioridades serão complementadas por esforços para promover a cooperação jurídica e administrativa para criar uma região de fronteiras totalmente integrada.

Este primeiro convite à apresentação de projetos transfronteiriços será lançado em 2015. A partir da criação de redes de investigação transfronteiriça e na gestão conjunta de áreas de proteção ambiental para as atividades transfronteiriças no sector do turismo – projetos receberão até 85% do financiamento da UE para as suas atividades.