Cláudia Monteiro de Aguiar aborda questões sobre a Política externa e de alargamento da União.

A Deputada Madeirense do PSD iniciou hoje no Parlamento Europeu um ciclo de encontros com Kuoyo Tung, Representante de Taiwan junto da União, conhecida entre nós como Ilha Formosa, e Selim Yenel, Embaixador da Turquia na Bélgica.

Como Membro da Delegação Mista da UE-Turquia a Deputada sublinhou a importância de “continuar o processo de modernização da Turquia não deixando de prosseguir com a implementação do acquis communataire e de medidas de dimensão política, económica e social, basilares para o desenvolvimento e crescimento da Turquia”. Cláudia Monteiro de Aguiar referiu ainda “ que o aprofundamento do diálogo de alto nível deve ser alargado a áreas que hoje são essenciais para a Europa nomeadamente ao nível da energia, da segurança e sobre questões ligadas à migração” destacando ainda que “ devemos olhar a Turquia numa óptica de parceiro geoestratégico.” O Embaixador Turco Selim Yenel afirmou “ que nesta nova legislatura pretende trabalhar de forma mais estreita com os Deputados do Parlamento Europeu, para reforçar os laços existentes entre a Turquia e a União, não perdendo de vista o aprofundar da colaboração nas questões dos refugiados e da União Aduaneira.”

Na reunião com o Representante da Ilha Formosa junto da União, Kuoyo Tung, a Deputada Monteiro de Aguiar sublinhou a importância dos laços económicos entre a União e Taiwan “que é actualmente o 4º maior parceiro comercial na Ásia, destacando o ainda latente potencial de desenvolvimento.” No final da reunião a Deputada aceitou o convite endereçado para fazer parte do Grupo no Parlamento Europeu para debater as relações bilaterais entre Taiwan e a União.

Sobre Cláudia Monteiro de Aguiar

Licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho e com uma Pós – Graduação em Comunicação e Marketing, Cláudia Monteiro de Aguiar é uma das mais jovens Eurodeputadas no Parlamento Europeu. Nascida no Funchal, a 8 de Abril de 1982, foi a escolhida pelo Partido Social Democrata para representar a Madeira, na Europa.

À escala nacional Cláudia M. Aguiar exerceu, desde Julho de 2011 até Maio de 2014, funções como deputada à Assembleia da República onde foi membro das comissões para os Assuntos Europeus e Economia, Obras públicas.

No Parlamento Europeu

Membro

  • Comissão dos Transportes e do Turismo TRAN
  • Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia D-TR

Membro Suplente

  • Comissão das Pescas PECH
  • Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil D-BR
  • Delegação para as relações com o Mercosul DMER
  • Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana DLAT