A Comissão Europeia está a organizar um evento, no dia 12 de Novembro de 2015, em Bruxelas, a fim de informar as partes interessadas sobre os resultados da consulta pública dedicada ao Livro Branco de 2011 sobre os Transportes “Roteiro do Espaço Único Europeu dos Transportes” e as respetivas posições elaboradas por outras instituições da UE. O Livro Branco define um plano de ação e uma visão sobre a política de transportes até 2050. A Comissão tenciona apresentar um relatório sobre a sua implementação até ao final de 2015.

A visão, metas e objetivos do Livro Branco de 2011 ainda são válidas e atuais. Ao mesmo tempo, as prioridades da nova Comissão justificam uma reflexão mais profunda sobre as orientações da política de transportes da UE, a fim de garantir a sua compatibilidade e complementaridade nomeadamente com a agenda geral para crescimento, emprego e sustentabilidade, o plano de ação da união de energia e a agenda digital. Além disso, as iniciativas de política de transportes deve ser centradas em torno das necessidades das pessoas.

O evento será uma oportunidade para a Comissão Europeia a apresentar o ponto da situação e perspetivas sobre o Livro Branco dos Transportes e se comprometer num diálogo aberto com os decisores políticos de todas as instituições e Estados-Membros, bem como as partes interessadas sobre as questões mais importantes que resultam a partir da entrada de outras instituições da UE e as partes interessadas de transporte em geral.

O evento reunirá representantes de alto nível das instituições europeias e organizações internacionais, representantes e representantes de federações de transportes a nível da UE das partes interessadas, ONG’s, associações de usuários e universidades dos Estados-Membros.