
G20 – Iniciativa Global de Infraestruturas
30.09.2014
Pergunta com pedido de resposta escrita à Comissão – Artigo 130.° do Regimento
A meta deste ano para as reuniões do G20 é definir um pacote de medidas que permita aumentar em dois pontos percentuais o crescimento mundial em 2018. Uma das propostas apresentadas é a Iniciativa Global de Infraestruturas, um programa global de infraestruturas com envolvimento do sector privado como medida a curto prazo, considerada decisiva pelo FMI e outros líderes dos países mais desenvolvidos. Esta iniciativa pretende criar uma plataforma de troca de informação de projetos à escala global com vista a juntar iniciativas públicas e investidores, através de uma contratação estandardizada que reduza custos aos investidores, importante tanto para os países em desenvolvimento, como para as economias emergentes. Esta iniciativa já tinha sido apresentada neste e noutros Fóruns, mas a Alemanha opõe-se à mesma como resposta à crise de curto-prazo.
Perante estes factos, pergunta-se à Comissão:
1. Uma vez que se trata de uma iniciativa importante para as infraestruturas dos diferentes modos de transportes da União, qual o papel da União na formulação, desenvolvimento e implementação da mesma?
2. Caso a iniciativa seja concretizada, considera relevante associá-la a iniciativas como o projeto-bonds e a instituições como o Banco Europeu de Investimento? Não considera a mesma uma forma de atrair o tão desejado investimento privado na área das infraestruturas de transportes?