
Mais apoio para Universidades e PME’s na Economia do Mar
08.09.2015
Cláudia Monteiro de Aguiar vê aprovadas as suas propostas no relatório sobre Economia Azul
O Parlamento Europeu aprovou hoje um relatório sobre a Economia do Mar, defendendo que a exploração sustentável do meio marinho pode contribuir para o aumento da riqueza e criação de emprego na União Europeia.
No Parlamento Europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar manifestou a satisfação por terem sido incluídas várias das suas propostas tais como “o desenvolvimento de um planeamento estratégico das atividades da Economia Azul a nível europeu, através de com um plano de ação e meios de financiamento diretos para potencializar esta nova forma de crescimento sustentável que pode criar 7 milhões de postos de trabalho“.
A Deputada madeirense foi a responsável do PPE, na Comissão Parlamentar das Pescas e Assuntos Marítimos, para acompanhar o relatório e apresentar alterações. O objetivo das propostas incluídas no relatório foi o de salvaguardar a importância que a aquacultura, a biotecnologia marinha, o turismo costeiro e a energia das algas assumem para o desenvolvimento estratégico de Regiões Europeias, sobretudo das Regiões Ultraperiféricas, como é o caso da Região Autónoma da Madeira.
Vários países europeus entendem que o Crescimento Azul poderá ser uma área económica de elevado valor para atrair novos investimentos que criem riqueza e emprego nas nossas regiões, sendo importante também trabalhar no sentido de apoiar a modernização das pescas e da construção naval, dois sectores fundamentais para o desenvolvimento do país.
Portugal irá alocar 400 milhões de Euros de fundos europeus a actividades relacionadas com o Mar, sendo esta uma área de forte potencial que todos devemos explorar de forma eficiente. O Governo Regional da Madeira está também a delinear uma Estratégia Integrada para o Mar que se deverá enquadrar na estratégia nacional e europeia anteriormente definidas, podendo estas propostas ser analisadas e consequentemente integradas caso constituam uma mais-valia estratégica para a valorização dos recursos marítimos da Madeira.
“Pretendo afirmar os Oceanos como um vector de desenvolvimento sustentável, sendo para tal necessário apoiar as Universidades, os Centros Tecnológicos mas também as PME´s bem como as startups que estão a desenvolver actividades relacionadas com o Mar e que contribuem para a geração de riqueza” defendeu Cláudia Monteiro de Aguiar nas propostas apresentadas e que hoje foram alvo de aprovação pelo Parlamento Europeu.
Recorda-se que a Economia Azul representa 5,4 milhões de postos de trabalho e um valor acrescentado bruto anual de quase 500 mil milhões de Euros, podendo-se assumir como um novo motor de crescimento da União Europeia que deve estar integrado com as Estratégias Macro-regionais, como por exemplo com a Estratégia do Atlântico.
O relatório intitulado “Explorar o potencial da Investigação e Desenvolvimento na economia azul para criar emprego e crescimento” foi hoje aprovado no Parlamento Europeu por uma esmagadora maioria dos deputados, sendo agora enviado ao Conselho, à Comissão Europeia e aos Estados-Membros.