15.01.2016

A revista Parliament Magazine revelou a shortlist dos nomeados para o Prémio: Eurodeputado do ano, nas várias áreas de trabalho do Parlamento Europeu.

Dos 21 Eurodeputados Portugueses, a desempenhar funções em Bruxelas, apenas 2 estão nomeados para o MEP Awards 2016; José Manuel Fernandes é um dos 3 nomeados na categoria Economia e Assuntos Monetários e Cláudia Monteiro de Aguiar encabeça a lista dos 3 principais Deputados que se destacam na categoria de Turismo.

Finalizada a fase de nomeações efectuada maioritariamente pelos vários agentes do sector, pelos stakeholders presentes em Bruxelas e em Portugal, bem como por cidadãos europeus a título individual, está agora aberta a fase de votações, até ao dia 29 de Janeiro.

A Deputada do PSD congratula-se com a nomeação considerando que “ todos nós, no desempenho das nossas funções gostamos de ver reconhecido o nosso trabalho. Esta é uma das muitas formas de reconhecimento que obviamente acolho com enorme satisfação. É também um incentivo para continuar a empenhar-me e a lutar por este sector da Economia.

O Turismo é uma industrial mundial que não se confina meramente ao lazer e ao bem-estar pessoal é também cultura, saúde, religião e negócios. O sector precisa de desenvolver-se num meio que favoreça a economia de mercado, o tecido empresarial privado e a liberdade para que possa optimizar os efeitos positivos, em termos de criação de riqueza e, sobretudo, na criação de emprego.”

Na Comissão dos Transportes e Turismo a Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar destaca-se pelo trabalho desenvolvido no documento estratégico ““Novos Desafios e conceitos para a promoção do Turismo na Europa”, onde foi a responsável indicada pelo Partido Popular Europeu (PPE). Tem trabalhado como responsável pelo PPE no Pacote de Vistos que contempla dois Pareceres, a “Reformulação do Código de Vistos” e a “Criação de um Visto de Circulação”; foi autora da Declaração Escrita “Turismo Acessível: Viajar deve ser Possível para todos” entregue à Comissão Europeia; foi co-autora do “Manifesto para o crescimento e criação de emprego no Turismo”, um Plano de Acção que junta entidades do sector privadas e públicas; promoveu a 1ª Conferência, de um ciclo de Palestras Internacionais, Trends & Dynamics: Europe Brand, em Lisboa

A revista Parliament Magazine, revista de referência na área dos Assuntos Europeus, realiza anualmente o Prémio para Eurodeputado do ano. A cerimónia de entrega dos Prémios será dia 16 de Março.

Para aceder às nomeações: http://www.mepawards.eu/shortlist