Evento promovido por Monteiro de Aguiar contou com o comissário Carlos Moedas

O que é que a combinação de poncha, lapas, bolo do caco, chouriço, atum com cebolada, milho frito, gaiado, carne vinha d’alhos, requeijão, vinho Madeira, bolos de mel, queijadas, broas de mel, bananas, peras abacate, anonas e maracujás significa? Significa Madeira. E foi isso que a Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar quis dar a conhecer ao Parlamento Europeu: o verdadeiro gosto madeirense, mesmo que a ilha esteja a 2.700 quilómetros de Bruxelas.

O evento ‘Tasting Madeira’ promovido pela Deputada Madeirense, em parceira com Associação de Promoção da Madeira, no dia 27 de novembro, contou com a presença do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, na abertura, além do Governo Regional da Madeira, Eurodeputados de outros países, da Representação Portuguesa em Bruxelas e de Guilherme Silva, presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo.

“É preciso lembrar a importância das Regiões Ultraperiféricas, não só no contexto nacional, mas também europeu”, começou por explicar Cláudia Monteiro de Aguiar. “Após os inúmeros prémios que a Madeira ganhou nos World Travel Awards e da notoriedade que tem vindo a alcançar ao longo dos anos, recolhendo galardões como o ‘Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo’ ou a nomeação como a 6.ª melhor ilha do mundo para férias, entre outros títulos, achei que este era o momento de divulgar o que de melhor temos na região dentro do Parlamento Europeu, não só em iguarias, mas dando a conhecer também tradições e expondo o talento regional que temos.”

E precisamente porque não só da gastronomia se faz a ilha, Duarte Sol, fotógrafo madeirense, foi convidado a expor as suas capturas ao longo do evento no Parlamento Europeu. Imagens que mostram o Destino Madeira do mar à montanha. Em termos musicais, diretamente da região, veio a Orquestra de Bandolins da Madeira, composta a 100% por madeirenses, deu um pequeno concerto para os convidados, trazendo um repertório variado.

Ainda como parte do programa, no dia 28 de novembro, houve no Parlamento Europeu um Madeira Wine Tasting para dar a provar os diferentes tipos de Vinho Madeira existentes.