24.06.2015

Cláudia Monteiro de Aguiar defende desburocratização na mobilidade de turistas para o continente Europeu

Debateu-se hoje no Parlamento Europeu a Revisão dos Vistos de curta duração e a criação de um Visto de Circulação, tendo como uma das intervenientes a Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar, responsável pelo Partido Popular Europeu destas duas pastas na Comissão dos Transportes.

Numa altura em que Portugal atinge números francamente positivos relativamente ao número de chegadas internacionais de turistas e que a Europa mantém o seu lugar de região mais visitada do mundo, Cláudia Monteiro de Aguiar defendeu em debate “ que a estas duas propostas são cruciais para a manutenção do ciclo de crescimento, que o sector do Turismo atravessa tanto a nível nacional, como a nível da União. É preciso de facto apostar em novos mercados e perceber estrategicamente a importância que mercados como a Rússia, a China, a Índia e o Médio Oriente têm na captação de turismo para a Europa. Contudo precisamos trabalhar para melhorar e ultrapassar um conjunto de barreiras e de dificuldades acrescidas, como são o caso dos transportes e refiro-me aos voos directos, a questões linguísticas e a questão que hoje se debate relativamente aos vistos””

Para Cláudia Monteiro de Aguiar “ esta proposta de simplificação, modernização e de tornar os processos mais céleres para os viajantes irá certamente aumentar o número de chegadas de turistas aos Estados-Membros, com um impacto directo na actividade económica das nossas Regiões” destacando que “a Europa não pode perder esta oportunidade, num sector que é hoje a 3ª maior actividade económica da União, para outros novos destinos fora da Europa”.

Após vários encontros e audições com os vários stakeholders do sector do Turismo a nível Europeu, o debate em sede de Comissão dos Transportes e Turismo terá lugar no próximo dia 13 de Julho, na qual a Deputada irá apresentar um conjunto de sugestões que vão ao encontro das necessidades do sector.

Estiveram também presentes a representante da Comissão Europeia da Direcção-Geral dos Assuntos Internos, Yolanda Casilda-Grau,  o Presidente do Grupo Consultivo para o Turismo e Viagens, Henk Schuller, bem como os Deputados, Istvan Ujhelyi, Tanja Tajon e Cláudia Tappardel do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas.

 

Sobre Cláudia Monteiro de Aguiar

Licenciada em Sociologia pela Universidade do Minho e com uma Pós – Graduação em Comunicação e Marketing, Cláudia Monteiro de Aguiar é uma das mais jovens Eurodeputadas no Parlamento Europeu. Nascida no Funchal, a 8 de Abril de 1982, foi a escolhida pelo Partido Social Democrata para representar a Madeira, na Europa.

À escala nacional Cláudia M. Aguiar exerceu, desde Julho de 2011 até Maio de 2014, funções como deputada à Assembleia da República onde foi membro das comissões para os Assuntos Europeus e Economia, Obras públicas.

No Parlamento Europeu

Membro

  • Comissão dos Transportes e do Turismo TRAN
  • Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia D-TR

Membro Suplente

  • Comissão das Pescas PECH
  • Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil D-BR
  • Delegação para as relações com o Mercosul DMER
  • Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana DLAT