
PSD exige resposta firme da UE à Bielorrússia
Em pergunta colocada à Comissão Europeia e ao Alto Representante da União Europeia, Josep Borrell, os Eurodeputados do PSD querem saber que sanções vai a UE aplicar ao regime de Alexander Lukashenko, na sequência do desvio, por parte das autoridades da Bielorrússia, do voo FR497 da companhia aérea europeia Ryanair.
“Trata-se de uma violação grave dos direitos dos cidadãos europeus e que colocou em risco a segurança dos passageiros de uma companhia aérea europeia. Alexander Lukashenko, e o seu regime ditatorial tem afrontado por diversas vezes a UE, mas desta vez colocou em causa a segurança dos cidadãos, o que é inadmissível e requer uma atitude firme e determinada por parte da UE”, referiu a Eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar, membro da Comissão de Transportes do Parlamento Europeu.
Os Eurodeputados querem saber que medidas vão ser aplicadas para acautelar a segurança e se está a ser considerada a proibição da companhia aérea bielorrussa aterrar em espaço da UE. Simultaneamente, revelam-se preocupados com o futuro, sendo fundamental saber o que vai a Comissão fazer para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.
A pergunta for subscrita pelos deputados do PSD no Parlamento Europeu, Paulo Rangel, Lídia Pereira, José Manuel Fernandes, Maria da Graça Carvalho, Álvaro Amaro e Cláudia Monteiro de Aguiar.
A Pergunta:
O desvio e a aterragem forçada do voo FR497 da companhia aérea europeia Ryanair, por parte das autoridades da Bielorrússia, no passado dia 23 de maio, colocou em causa a segurança dos passageiros e constituiu um claro atentado aos seus direitos. Uma vez mais, e de forma reiterada o regime autoritário de Alexander Lukashenko coloca em causa direitos fundamentais dos cidadãos europeus, o que requer uma resposta dura e determinada por parte da União Europeia.
Perante estes acontecimentos, pergunta-se à Comissão e ao Alto Representante da UE:
1. Quais as sanções que tenciona aplicar à Bielorrússia e se considera proibir a aterragem da companhia aérea bielorrussa em espaço europeu?
2. Que medidas vai aplicar no sentido de acautelar a segurança de passageiros e companhias aéreas europeias, nomeadamente na utilização do espaço aéreo deste país?
3. Que pensa fazer para a segurança das companhias aéreas para que de futuro tais situações não sucedam?