
Situação alarmante no porto de Calais — Segurança dos camionistas em risco
02.07.2015
Pergunta com pedido de resposta escrita à Comissão – Artigo 130.° do Regimento
Nas semanas recentes, a situação no porto francês de Calais agravou-se e os trabalhadores humanitários estão a alertar para o risco de «catástrofe». Nos primeiros seis meses de 2015, quase 7 500 migrantes — o dobro do número relativamente ao ano passado — foram surpreendidos a tentar esconder-se em camiões e em barcos, arriscando frequentemente a sua segurança e até as suas vidas. Além disso, é também dessa forma que cerca de 4 000 migrantes de um campo de refugiados próximo de Calais vão tentar fazer a travessia do Canal. Os camionistas temem pela sua vida dado que os migrantes os agridem e atacam os seus camiões, a fim de conseguir entrar na Grã-Bretanha. Arrombam as portas trancadas dos camiões ou saltam para dentro dos mesmos. Os camionistas ficam impotentes perante a situação: não têm forma de se defender nem de proteger os seus camiões ou a carga. Muitos deles recusam já transportar mercadorias para a Grã-Bretanha ou utilizar o porto de Calais.
1. Que medidas tenciona a Comissão adotar para combater este fenómeno e garantir a segura e livre circulação de bens e serviços na UE?
2. À luz da deterioração das condições de trabalho dos camionistas, que medidas tenciona a Comissão tomar para garantir a sua saúde e segurança ?