25.09.2015

Agilizar processos de Vistos e a criação da Marca Europa foram os temas mais debatidos na 1ª Conferência Internacional Trends & Dynamics | Untapping the potential of the EU Tourism sector, organizada pela Deputada Europeia Cláudia Monteiro de Aguiar.

A sala Belém do Hotel Pestana Palace, com lotação esgotada, acolheu um debate intenso sobre as tendências e dinâmicas que o Sector do Turismo atravessa no momento. O debate ganhou dimensão no painel Europe as a Brand: Are You in? quando as perspectivas divergiram face à possibilidade da criação de uma Marca Europa, dando espaço à audiência para uma participação activa e interessada. No entanto houve consenso quando à necessidade de fazer um trabalho conjunto na criação de serviços e produtos transnacionais temáticos, surgindo como bom exemplo as rotas culturais europeias e o turismo de cruzeiros.

Segundo Cláudia Monteiro de Aguiar “foi uma manhã extremamente positiva e creio que o objectivo da promoção desta Conferência ganhou mais sentido. Precisamos colocar o Turismo na Agenda Europeia. Não pode ser apenas um sub-sector perdido na Comissão Europeia”.

Esta foi também uma das mensagens passadas pela Eurodeputada na abertura do evento, que demonstrou em números o peso do Turismo no PIB da União e como este Sector é estratégico para a Economia e gerador de emprego.

O painel Europe’s Economy X Factor teve como oradores Elizabeth Winkle, Directora-Geral da STR Global, Carlo Corazza, Chefe da Unidade de Turismo e Indústria Emergentes e Criativas na Comissão Europeia, e João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal.

O segundo painel contou com a participação de Eduardo Santander, CEO da European Travel Comission, e Pedro Pina, Global Client Partner da Google. Um painel extremamente dinâmico e actual onde ficou demonstrado que a tecnologia, a criatividade e o mercado digital e a respectiva adaptação e a transformação dos produtos e serviços a oferecer aos clientes é urgente. Pedro Pina da Google colocou a plateia com mais de 200 participantes a interagir numa demonstração com objectivo de transmitir que quem não está nas plataformas digitais, não hesite.

O terceiro painel foi dedicado às boas práticas: Destination Europe’ – Lets focus on good pratices, com Alex Martin Furber, Vice-Presidente e Director-geral da American Express, e Antonio López de Ávila Muñoz, presidente da SEGITTUR. Neste último painel demonstrou-se exemplos de sucesso, como a Marca global American Express na promoção e no negócio das viagens, e em Espanha o projecto inovador de promoção do País como smart destination.

Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo  encerrou a 1ª Conferência Internacional enaltecendo a criatividade e a inovação que surge dentro do sector, nas Pequenas e Medias Empresas dedicadas ao Turismo bem como a necessidade de uma maior desregulamentação para permitir ao sector maior competitividade.